A Importância do Branding para Impulsionar Seu Negócio

Branding é uma peça fundamental para qualquer negócio. Uma boa identidade de marca e um posicionamento adequado no mercado podem ser o que falta para o seu empreendimento decolar. O branding serve para criar uma identidade que ressoe com seu público, fazendo com que se identifiquem com a sua empresa.

A palavra branding vem do termo inglês "brand", que significa "marca". Portanto, branding descreve o processo de gestão de uma marca. Essa marca pode ser um nome e/ou uma imagem exclusiva para representar uma empresa ou produto, como um logotipo, por exemplo. O branding é fundamental para os negócios porque ajuda a gerir campanhas publicitárias consistentes, responsáveis por estabelecer uma presença significativa e diferenciada no mercado.

Grandes empresas gastam milhões por ano em branding para se posicionar no mercado. Se não fosse algo importante, com certeza elas não fariam isso. O branding é um dos responsáveis por inserir a marca na mente dos consumidores, marcando-os de alguma forma, seja com um logotipo chamativo ou um slogan forte. Por exemplo, se sua mente completou a frase "Pergunta lá no posto ..." com uma marca específica, você é um exemplo vivo do poder do branding.

O objetivo do branding é tornar sua marca mais reconhecida, atraente para novos clientes e, principalmente, reter esses clientes, tornando-os fiéis ao seu negócio e seus principais divulgadores. Um branding bem feito cria uma relação de confiança e fidelidade profunda com seus clientes, fazendo com que sua marca se destaque no mercado.

Formula Negocio Online – Versão 5.0 – Negócio Online Lucrativo de Um Jeito Simples e Descomplicado

Exemplos de Sucesso em Branding

Um exemplo clássico de branding bem-sucedido foi o comercial da Pepsi-Cola na década de 80, com o artista mais conhecido do mundo naquela época, Michael Jackson. Michael nunca precisou beber uma gota de Pepsi nos comerciais; tudo que a Pepsi fez foi associar seu produto à figura influente de Jackson. O resultado foi uma explosão de vendas nos Estados Unidos, superando até mesmo sua forte concorrente Coca-Cola.

Esse exemplo mostra o poder do branding. Quem não conhece alguém que compra exclusivamente produtos de uma marca específica ou fala bem de um produto ou marca, mesmo sem receber nada por isso? A Pepsi sabia que a qualidade de seu produto não era inferior à da Coca-Cola, mas precisava mostrar isso às pessoas. Os milhões de fãs de Michael Jackson foram perfeitos para essa tarefa.

O branding é a cereja do bolo de um negócio bem feito. Quando tudo está afinado e funcionando da melhor forma possível, ele opera maravilhosamente bem. Porém, se a qualidade do produto não for boa, o branding pode se voltar contra você. Lembram-se da marca brasileira CCE? Devido à má qualidade, a marca ficou conhecida como "Começou Comprando Errado" ou "Conserta Conserta Estraga". Esse é um exemplo de branding mal feito, onde a má qualidade do produto supera a ideia da marca.

Outro grande exemplo de marketing utilizando o branding foi a PUMA na Copa do Mundo de 1970, quando Pelé amarrou suas chuteiras em campo. Na ocasião, não foi possível ver a marca das chuteiras pelas câmeras, mas a PUMA queria que as pessoas se perguntassem qual era a marca das chuteiras que o melhor jogador do mundo usava. As vendas da PUMA aumentaram 300% em uma semana.

Dicas para um Branding Eficiente

Você não precisa ser dono de uma grande empresa ou pagar uma celebridade para obter os benefícios do branding. Aqui estão algumas dicas de branding que você pode adotar, independentemente do tamanho do seu negócio.

1. Seja Transparente em Sua Comunicação

O segredo do branding é mostrar suas qualidades e esconder seus defeitos. No entanto, muitas pessoas exageram nisso e acabam mostrando algo que não corresponde à realidade. Mais cedo ou mais tarde, a verdade vem à tona. Isso vale tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Sua reputação vale mais do que milhões gastos em anúncios. Enganar o público pode até funcionar a princípio, mas mais cedo ou mais tarde, esses "Mc Hammer do marketing" acabam caindo.

Uma construção de identidade de marca feita da maneira correta é fundamental. Ela transmitirá os valores do seu negócio para o cliente. Caso ele sinta incongruências entre sua identidade de marca e o seu negócio, surgirão bloqueios na comunicação que impedirão o consumo do seu produto. Faça um branding que crie uma identidade de marca que represente seus verdadeiros valores, algo que você tenha orgulho de representar. Mostre sua paixão pelo que faz e seja transparente.

2. Busque Posicionar-se Bem no Mercado

Seu posicionamento no mercado é fundamental. Quanto melhor você se posicionar, mais eficiente será seu marketing e mais vendas você fará. Não tente se posicionar como uma marca universal que agrada a todos. Saiba exatamente quem é o seu público-alvo. Quanto mais definido e específico, mais fácil será criar materiais de marketing para atrair esse público.

Mesmo que você contrate uma agência de marketing, será mais fácil para a agência trabalhar com uma empresa que conheça bem seu público-alvo. Empresas com mais tempo de mercado têm mais conhecimento sobre seu público e quais produtos oferecer em cada caso. Se você está começando, pesquise para conhecer melhor seu público-alvo. Investir em pesquisas pode poupar gastos maiores na hora de fazer o marketing.

3. Seja Regular com Sua Audiência

A comunicação entre você e seu cliente é o mais fundamental para o seu negócio. Toda a estrutura do seu negócio se baseia nesse pilar. Quanto mais frequente for o contato com seu cliente, maior será o relacionamento de confiança. Uma boa maneira de garantir mais eficiência na comunicação e uma maior conexão com seu público é enviar e-mails de conteúdo regularmente e, o mais importante, postar conteúdos com regularidade. Opte sempre pela qualidade ao invés da quantidade.

Vivemos na era da informação, e as informações nunca foram tão abundantes e acessíveis. Saber se comunicar de forma eficiente usando a internet é a habilidade mais valiosa para os negócios. Quanto mais frequente e relevante for seu conteúdo, maior será a conexão com seu público.

4. Tenha uma Boa Gestão de Conteúdo para Atrair Pessoas

O consumo individualizado é uma grande tendência no branding. As pessoas não buscam apenas consumir algo bom, mas também experiências e sentimentos únicos. Dê isso ao seu público e você se destacará. As pessoas estão dispostas a pagar mais para serem as primeiras a ter uma certa experiência, como exemplificado pelo sucesso da Apple.

Quando você publica conteúdo longo e enriquecedor, mostra que é um especialista no assunto. Contudo, para atrair um bom público na internet, não basta ser uma autoridade e produzir conteúdos de qualidade. Você também deve se preocupar em atrair pessoas usando táticas como:

  • SEO: Otimize seu conteúdo para ser encontrado pelos mecanismos de busca.
  • Anúncios pagos: Invista em anúncios para mostrar seu conteúdo para quem busca algo relacionado.
  • Estratégia para dispositivos móveis: Otimize sua estratégia para celular, já que as pessoas passam mais tempo nos smartphones do que nos computadores.

Conclusão

A internet se tornou o lugar ideal para realizar vendas e fazer negócios crescerem. Não apenas grandes marcas, mas também médias e pequenas empresas estão cada vez mais buscando seu espaço online. Nesse ambiente competitivo, toda estratégia é bem-vinda. Ter uma boa estratégia de branding pode ajudar muito a se destacar dos concorrentes.

Essas foram quatro dicas para que seu negócio se destaque. Muitos concorrentes não se importam com o branding ou fazem de forma errada. Com essas dicas, seu negócio poderá se diferenciar e alcançar novos patamares.

Read more